Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Estudo revela que dietas vegana e onívora têm a mesma eficácia na síntese de proteína muscular

Uma nova pesquisa publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise concluiu que não há diferença na taxa de síntese de proteína muscular entre dietas veganas e onívoras. O estudo, conduzido por Nicholas Burd, professor de saúde e cinesiologia da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, em parceria com o ex-aluno Andrew Askow, mostra que a origem da proteína não influencia o ganho de massa muscular.

Quarenta adultos saudáveis e fisicamente ativos, com idades entre 20 e 40 anos, participaram do experimento e passaram por uma fase inicial de sete dias com uma dieta padronizada para nivelar o estado nutricional. Depois, foram divididos aleatoriamente entre dois grupos: um com dieta vegana e outro com dieta onívora. As refeições, preparadas pela equipe de pesquisa, garantiam ingestão adequada de proteínas completas em ambos os casos.

No grupo onívoro, cerca de 70% das proteínas vinham de fontes animais. Já o grupo vegano teve sua alimentação formulada para equilibrar os aminoácidos essenciais. Os participantes também foram divididos conforme a distribuição do consumo proteico: alguns ingeriam quantidades semelhantes de proteína em três refeições, outros dividiam entre cinco refeições, com maior concentração no fim do dia.

Durante o experimento, todos realizaram treinos de força a cada três dias no laboratório e usaram acelerômetros para monitorar os níveis de atividade física fora dali. Para rastrear a síntese proteica, os participantes ingeriram diariamente “água pesada” (com deutério), que permite seguir o caminho dos aminoácidos no organismo. Amostras de tecido muscular foram coletadas antes e depois do estudo.

Resultados

Os pesquisadores constataram que nem o tipo de dieta nem a forma como a proteína foi distribuída ao longo do dia afetaram a síntese de proteína muscular. A descoberta contradiz a crença comum de que proteínas de origem animal são superiores para o crescimento muscular ou que o fracionamento das doses diárias teria impacto significativo.

Apesar das evidências, a percepção popular ainda é diferente. Nos EUA, apenas 57% da população acredita que é possível ganhar massa muscular com uma dieta baseada em plantas, enquanto 87% acham essencial consumir produtos de origem animal para obter proteínas suficientes. O estudo destaca, portanto, a necessidade de mais educação nutricional baseada em evidências científicas.




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado: